O PP apresentou uma lista de novas exigências na mesa de negociação com o Palácio do Planalto: o partido aceita o Ministério do Esporte, hoje liderado por Ana Moser, mas quer turbiná-lo com quatro novas secretarias para destinar emendas parlamentares, segundo informações do portal G1.
Ana Moser chegou a ter uma reunião com Lula nesta terça-feira (5), cujo conteúdo da conversa foi admitido por interlocutores do presidente como a "necessidade de informar sobre a necessidade de troca", mas sem nenhuma decisão tomada ainda. Um novo encontro é esperado para esta quarta-feira (6).
A entrada de PP e Republicanos no governo é negociada há meses. A expectativa, agora, é a de que o impasse seja resolvido até o feriado de 7 de setembro, quando Lula embarcará para a Índia, depois de participar do desfile do Dia da Independência. "O técnico entra com um time em campo, mas, dependendo da tática do adversário, ele vai mudando", declarou Lula durante a live, produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
"É sempre difícil dizer ‘olha, eu vou precisar do ministério porque fiz um acordo com um partido e preciso atender’, mas essa é a política". Nesta terça-feira, Lula ainda teve um almoço com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar das trocas nos ministérios – a pasta ocupada por França deverá ser entregue a Silvio Costa Filho, pernambucano do Republicanos.