Ex-governador Paulo Câmara se desfilia do PSB após nove anos no partido

Ex-governador entregou carta ao presidente nacional do partido, Carlos Siqueira.

Publicado em 25 de fevereiro de 2023 às 20h43m

Por ALESSANDRO ARAGÃO


O ex-governador Paulo Câmara anunciou a desfiliação do PSB, depois de nove anos. Em Brasília, ele entregou uma carta ao presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, agradecendo aos companheiros de legenda, incluindo o deputado estadual eleito Sileno Guedes, presidente estadual da legenda.A carta de desfiliação foi entregue na quinta (26) e divulgada nesta sexta (27). Paulo Câmara não divulgou o porquê da desfiliação, mas disse que, ao concluir o segundo mandato como governador, avaliou como concluída a "história partidária junto ao PSB".

No documento, o ex-governador afirma que se filiou ao PSB em 2014, a convite do antecessor dele, o ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto num acidente aéreo naquele ano, durante a campanha à Presidência da República.  Câmara também diz que os oito anos em que passou no governo foram desafiadores, "com as sucessivas crises enfrentadas pelo país e pelo mundo, a mais grave de todas a pandemia da Covid-19".  Paulo Câmara afirma que teve dedicação integral a Pernambuco nos dois mandatos de governador. "Avançamos em todas as áreas da gestão, sobretudo na educação, ao atingir a marca de melhor ensino médio do país", diz.  O ex-governador também diz que, apesar da saída do partido, seguirá defendendo "políticas públicas que priorizem os mais vulneráveis e lutando por um Brasil mais justo".  Paulo Câmara é funcionário concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e reassumiu o posto após deixar o governo do estado, em janeiro de 2023, assim como o ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) - também concursado e que retornou cargo no TCE-PE.  O g1 entrou em contato com a direção do PSB em Pernambuco, mas o partido não se pronunciou oficialmente até a publicação desta matéria.

Confira a carta

"Ao presidente do Partido Socialista Brasileiro, Sr. Carlos Siqueira,

Ingressei no PSB, a convite do governador Eduardo Campos em 2014, para ser candidato ao Governo de Pernambuco. Naquele ano, em 13 de agosto, sofremos todos a perda de nossa maior liderança num trágico acidente aéreo. Eduardo foi um político e gestor público que fez história no Brasil transformando nosso estado para melhor.  Nos oito anos seguintes, tive a difícil tarefa de suceder o melhor governador da história. O que já não seria fácil se tornou ainda mais desafiador, com as sucessivas crises enfrentadas pelo país e pelo mundo, a mais grave de todas a pandemia da Covid-19.  Minha dedicação a Pernambuco foi integral em meus dois mandatos. Avançamos em todas as áreas da gestão, sobretudo na educação, ao atingir a marca de melhor ensino médio do país.  Ao tempo que finalizei a honrosa tarefa de ser governador de Pernambuco também avaliei concluída minha história partidária junto ao PSB. Quero agradecer a todos os companheiros e companheiras de partido que sempre estiveram ao meu lado nesse período, nas pessoas do nosso presidente nacional, Carlos Siqueira e estadual, Sileno Guedes.  Não estaremos mais ombro a ombro, mas permaneceremos no mesmo front, defendendo políticas públicas que priorizem os mais vulneráveis e lutando por um Brasil mais justo.

Muito obrigado e que Deus nos abençoe!

Paulo Câmara."

Fonte: g1

Eventos do dia