Colocando Pernambuco no lugar mais alto do pódio, a pugilista Caroline Almeida bateu a norte-americana Jennifer Lozano por decisão unânime dos juízes e garantiu a medalha de ouro no boxe. O resultado de Carol se junta ao de Bia Ferreira e Jucielen Romeu, que também conquistaram o primeiro lugar nos Jogos Pan-Americanos 2023.
Caroline não esperou para impor seu jogo, tomou o centro do ringue e impôs sua distância por ser mais alta e de maior envergadura. A pernambucana constantemente conseguiu encontrar a adversária nos momentos de saída, conectando bons cruzados. Dessa maneira, quatro dos cinco juízes deram vitória da Carol no primeiro round. Trajetória até o ouro
No assalto seguinte, apesar das tentativas da oponente, Caroline mostrou seu repertório, golpeando andando para trás, evadindo com golpes curvos e frustrando a atleta norte-americana. Nesse momento, todos os juízes apontaram vitória para o Brasil.
O terceiro round era questão de administrar o tempo, mas Caroline não deu sopa para o azar e manteve a mesma postura. Soube ler e controlar a distância, aplicando golpes de encontro, sempre com bons movimentos de tronco e cabeça para sair dos ataques da adversária.
Trajetória até o ouro
O caminho de Caroline até o lugar mais alto do pódio foi muito regular. Nas duas primeiras lutas não teve muita dificuldades, vencendo todos os rounds. O confronto contra a Colômbia, nas semifinais, foi o maior desafio para a pernambucana. Ainda assim, apenas um juiz viu vantagem para adversária, que Carol já reconhecia que seria seu maior teste.
Na grande final Caroline entrou ainda mais confiante e a postura dela no ringue mostrava isso, era questão de tempo para estar no lugar mais alto do pódio, com a medalha no peito, ouvindo o hino nacional. O ouro de Caroline representa o bom trabalho individual e também de toda equipe nacional de boxe, que consquistou 12 das 13 medalhas que disputou.
A pernambucana, desde a virada do último ciclo olímpico, assumiu a posição de principal nome na categoria até 50kg. "Estou muito feliz. Meu primeiro pan, com ouro...estou sem palavras. Não poderia ser melhor. Fechei com chave de ouro, representando bem o meu País. Mais um ouro para o Brasil! Para mim, a definição do boxe na minha vida é sucesso, amor e felicidade", disse Carol.