- @gazetapeoficial
- Caso Vitória: pai entra na mira da polícia por comportamento suspeito
- Polícia Federal investiga morte de chinês em navio cargueiro
- Bolsonaro pede anulação da delação de Cid e afastamento de Moraes
- Acidente entre ônibus e caminhão em São Paulo causa 12 mortes
- Duas pessoas são presas em operação contra furto de veículos no RS
- Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo; veja vídeo
- Algoz do Botafogo anuncia contratação de John Kennedy
- Vasco anuncia Tchê Tchê como reforço para 2025
Raquel Lyra quer criar secretaria para administrar sistema penitenciário em Pernambuco
Informação foi divulgada pela própria gestora.

Publicado em 4 de setembro de 2023 às 16h51m
Por Gazeta PE

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estuda a criação de uma secretaria para gerir o sistema penitenciário do Estado. A informação foi divulgada pela própria gestora, na manhã desta segunda-feira (4), durante participação no programa Bom dia Pernambuco, na TV Globo.
Também foram abordados a concessão da Compesa e do Metrô do Recife, a reestruturação do sistema rodoviário e os investimentos em saúde e educação, além da volta do programa "Ganhe o Mundo", que possibilitará a ida de estudantes da rede de ensino estadual para intercâmbios fora do Brasil. Raquel falou sobre os furtos de fios de cobre e sobre o apoio que vem recebendo do Governo Federal. Confira principais trechos da entrevista.
Criação da Secretaria do Sistema Penitenciário
Ainda na temática sobre violência e insegurança, a governadora citou que está trabalhando para a criação da Secretaria do Sistema Penitenciário, iniciativa que faz parte da reestruturação da segurança no Estado. A gente sabe que grande parte das ocorrências que acontecem fora dos presídios são determinadas de dentro dos presídios.
Estamos encaminhando a criação dessa secretaria para que a gente melhore o sistema penitenciário, garantindo mais segurança e mais isolamento de quem está preso. Segundo a governadora, quase 350 policiais penais foram nomeados e já foi lançada a autorização de contratação de mais 3.400 novos agentes, entre policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros.
O que nós estamos fazendo agora é lançando novos concursos. Eles vão acontecer de maneira sistemática. A gente perdeu muitos policiais ao longo do tempo e, como não havia concurso permanente, o fato é que a gente perdeu força do trabalho em relação ao que tinha há 10 anos. Vai ter concurso para Polícia Civil, escrivãs, agentes, delegados.