Depois de ver sua pré-candidatura naufragar, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) defendeu que os eleitores de direita anulem o voto para a Prefeitura de São Paulo.
O vídeo gravado por ele nas redes sociais provocou reação imediata de aliados de Jair Bolsonaro (PL), que não disfarçaram nos bastidores a profunda irritação e reclamaram do fato de o parlamentar jogar contra a candidatura de Ricardo Nunes (MDB), apoiado pelo ex-presidente.
Em um vídeo nas redes sociais, Salles não citou nominalmente o prefeito. Mas criticou a tese de que a direita deveria “votar no menos pior para evitar o mal maior”.
“Temos que ter vergonha na cara assumir a nossa posição, aquilo em que nós acreditamos. Dizer: se não tem candidato bom, compatível com aquilo que a gente quer, é para isso que existe voto nulo. Você anula o voto e se livra dessa gente”, afirmou Salles.
Nos bastidores, pessoas próximas a Bolsonaro citaram “egoísmo” e “egocentrismo” por parte do parlamentar.
Salles foi acusado de jogar contra Bolsonaro ao dificultar esforços do ex-presidente e de seu grupo político para conter um eventual avanço de candidatos de esquerda em capitais importantes nas eleições deste ano.