Sistema sanitário do Brasil funciona muito bem, diz especialista sobre vaca louca

Em entrevista à CNN neste sábado (25), Leonardo Alencar, head de Agro, Alimentos e Bebidas da XP, avaliou que país tem lidado bem com aparecimento de caso de vaca louca, identificado no Pará

Publicado em 25 de fevereiro de 2023 às 21h45m

Por ALESSANDRO ARAGÃO


Em entrevista à CNN neste sábado (25), Leonardo Alencar, head de Agro, Alimentos e Bebidas da XP, avaliou que o sistema de vigilância sanitária brasileira “funciona muito bem” no que diz respeito ao controle de doenças em animais ruminantes, como o caso de vaca louca identificado no Pará na última semana.  Segundo ele, a doença é provocada quando o gado é alimentado com proteína animal, presente, por exemplo, em farinhas de carne e de ossos. “Isso era mais comum no passado, mas foi proibido no Brasil há muito tempo. Por isso, nunca tivemos a doença de vaca louca clássica”, disse ele.

“O rigor brasileiro tem se mostrado muito efetivo no controle de doenças. Faz tempo que não temos febre aftosa, por exemplo, e gripe aviária e febre africana nunca entraram aqui. Às vezes falta um pouco de confiança no nosso sistema sanitário, mas ele funciona muito bem.”  Alencar também avaliou que a suspensão de exportações de carne bovina para a China, em medida anunciada na última quinta-feira (23), pode não causar tantos prejuízos à indústria, a depender de quanto tempo durar.  O embaixador do país asiático, Zhu Qingqiao, já sinalizou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que, tão logo seja confirmada que a variedade da doença vaca louca detectada em uma fazenda no Pará é “atípica”, o retorno das exportações de carne brasileira ao país será rápido, segundo fontes do ministério.

 

Fonte: CNN BRASIL

Eventos do dia