Galo da Madrugada é reverenciado em exposição temporária no Paço do Frevo, Bairro do Recife

Mostra "A Magia do Galo" passeia pela história do maior bloco de Carnaval do mundo, com visitação até março de 2024.

Publicado em 29 de outubro de 2023 às 10h35m

Por Gazeta PE


Assim como nos dias atuais não dá para imaginar que o desfile do Galo da Madrugada, no Carnaval do Recife, já foi acompanhado por apenas 75 foliões, decerto, também era inimaginável lá atrás, no início de tudo, que o maior bloco do mundo chegaria a mais de 2 milhões de apaixonados. Esse espaço-tempo de 1978 - ano do primeiro desfile do Galo - até os dias atuais é só uma das curiosidades que compõem a mostra "A Magia do Galo" - exposição temporária aberta no Paço do Frevo, Bairro do Recife, cuja narrativa resgata a história de Sua Majestade, o Galo, passando pelos 44 anos de desfiles da agremiação.

Embalado por uma experiência imersiva que situa o visitante da origem do bloco à celebração dos carnavais de antigamente até os mais recentes, a mostra - em cartaz até março de 2024 - também disponibiliza playlist com canções carnavalescas para que a "viagem" seja ainda mais arrebatadora. “A exposição mergulha no universo do Galo da Madrugada e na relação dos foliões que são apaixonados por essa agremiação. Procuramos, o tempo inteiro, demonstrar a magnitude da paixão que o folião, que escolhe passar o Sábado de Zé Pereira no Galo da Madrugada, sente", destaca a diretora do Paço do Frevo, Luciana Félix.

Já Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada, enaltece que a agremiação recebe, com orgulho, a homenagem do Paço. " (...) Esperamos, com ela (a exposição), tocar o coração dos foliões e foliãs que nos acompanham e enchem de alegria as ruas centrais da cidade, além de conquistar, com nossa magia, novos apaixonados pelo carnaval do Sábado do Galo.” 

Com curadoria de Ângelo Filizola, a ideia de realizar a mostra foi unir, em um só lugar, elementos da explosão, da tradição, da memória e da experiência festiva que o Galo da Madrugada proporciona - puxado pelo desejo brincante de transformação da ordem do mundo no Sábado de Carnaval, já que não se discute - pelo menos por aqui pelas bandas do Recife e Pernambuco afora, que o Carnaval começa no desfile do bloco. 

 

Fonte: FOLHA PE

Eventos do dia